terça-feira, 31 de maio de 2011

tópico 2 da gincana de genética

Visita a APAE
Dês do começo do curso o professor doutor Francisco prometeu levar a nossa turma a uma comunidade bem próxima a faculdade para fornecermos pasta de dente e escova, depois iríamos fazer um trabalho no posto de saúde sobre a realidade da comunidade. Por motivos de força maior esta tarefa foi comprometida.
Diante de um trabalho com o professor doutor Flavio furtado que mandava a turma passar um dia na APAE o professor Francisco resolveu aproveitar este trabalho para acompanhar agente neste processo. A famosa visita realmente sai, dia 23 estava marcado o dia para agente ir a uma instituição de deficientes especiais (APAE).
Ao ponto de nossa chegada fomos abordados com uma magnífica apresentação de dança, e que dança em, melhor que qualquer pessoa, com passos e coreografias perfeitas, no pavilhão ainda tinha a brinquedoteca que acolhia os deficientes mais novos. Partindo para outro momento, fomos visitar as salas em que eram feitos trabalhos com aquelas pessoas tão encantadoras, trabalhos em que estimulavam a capacidade de cada um e sua determinada habilidade. A APAE e uma instituição que abriga deficientes de todas as idades, e mentida por voluntários que ganha do governo, tem ônibus para ir buscar os alunos e também e mantido por agudas, objetos vendidos pelos alunos, a o aluguel da faculdade leão Sampaio (campos saúde).
 Arthur Feitosa
Odonto 105.1

tópico 9 gincana de génetica

1-icaro Renan (106.1) experiência na APAE:

2-Lorem Krsna (106.1) Experiência na APAE: http://filhotedefauchard.blogspot.com/2011/05/visita-apae.html

3-Marcos Brito (Turma 305.1 - Noite), Experiência na APAE: http://blogodonto.blogspot.com/2011/05/apae-uma-visita-apaixonante.html

4-Caio Raull (Turma 201.1 - Tarde), Vídeo: http://caioraull.blogspot.com/2011/05/blog-post.html#comments

5-Rayanne Maria(Turma 106.1), Experiência na APAE: http://odontorm.blogspot.com/2011/05/gincana-experiencia-na-apae-fiquei.html  

6-Nathália Vieira(Turma 105.1), Experiência na APAE:

7-Karina Macêdo(Turma 201.1), Experiência na APAE:

8-Beatryz Gurgel (Turma 105.1), Experiência na APAE:

9-Ismael Moreira (Turma 106.1), Experiência na APAE:

10-Amanda Arrais (Turma 106.1), Experiência na APAE:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desafio de genética

Órgão Dectourplus.
Anatomicamente este órgão é localizado na face fentral da mão, próximo ao metacarpo do dedo indicador, sua função é detectar metais em qualquer objeto. Este órgão não é encontrado em qualquer individuo, apenas nos quais tem caráter recessivo, esses indivíduos são prioridades e utilizados para trabalhar em locais que necessitam de aparelhos especializados em detectores. Articula-se com o osso trapézio por uma articulação chamada de sinoviais em sela, entre o trapézio e o primeiro metacarpo e vai ser denominada composta porque se articula com mais de dois ossos. Quando ele detetiza algum metal em qualquer objeto ele manda um impulso nervoso que drena pelas veias ulnares, passando pela veia radial, veia cefálica, veia braquiais, veia subclávia ate a veia cava superior chegando ao coração, através da veia cava superior, depositando-se no átrio direito. Sua inervação é extrínseca suprindo a condução de impulsos até o cérebro, este órgão possui 5 cm de comprimento e aproximadamente 3cm de largura.

                Tratando da Embriologia Humana, este órgão começa a se originar a partir do folheto do ectoderma, dando origem também ao sistema nervoso central e órgão começa a ser observado a partir da sétima semana de desenvolvimento embrionário aonde os membros sofrem modificações consideráveis no qual aparecem chanfraduras entre os raios digitais das placas das mãos. No final do quarto mês, já dar para se observar quase toda a formação deste órgão, além dele ser basicamente formado por tecido nervoso, ele também terá tecido conjuntivo denso, que vem a ser parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência.
               
Histologicamente este órgão tem seu parênquima de tecido nervoso, formado por células com prolongamentos especializados em receber, transmitir os impulsos nervosos. Seu componente principal é os neurônios, que são células geralmente com longos prolongamentos, o que vai facilitar do mesmo receber a mensagem e enviar para o cérebro. A função fundamental deste tecido no órgão será de detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por a aproximação de algum metal. Este órgão também vai possuir matriz extracelular (MEC) que é composta de colágeno, proteoglicanos, glicoproteínas e integrinas, segregadas pelas próprias células. Como ja foi falado na parte da embriologia este orgão apresenta tecido conjuntivo denso, que será exencial para sua resistência. Suas células são desprovidas de parede celular e são mais onduladas.

Entrando um pouco na Biofísica, a membrana deste órgão irar conter glicoproteínas, glicolipídios que juntos formarão os glicocalises. Suas proteínas vão ser denominadas de transmembrana quando cortar toda a membrana, e periférica quando apenas se ligar aos fosfolipídios. As proteínas transportadoras neste órgão vão ser classificadas em proteínas transportadoras carreadoras que se ligam a moléculas especificas, denominadas substratos, e carregam estas através da membrana pela mudança na sua forma ou conformação. Esta proteína nunca irar criar uma passagem continua na membrana deste órgão entre o lado de dentro e o lado de fora da célula. O transporte desta membrana irar exigir gastos de energia (ATP), este transporte sempre envolve o movimento de moléculas através das membranas celulares. Neste órgão esta proteína vai ser denominada de co-transportadora, por ter a capacidade de mover mais de um tipo de proteína, e vai ser antiporte, pois a mesma consegue carregar moléculas em sentidos opostos.

                Falando também da Bioquímica deste órgão Dectourplus podemos dizer que sua função é detectar metais em qualquer objeto ou circunstância, este órgão produz hormônio capaz de controlar a irrigação da mão feita pelas artérias ulnares. Se este hormônio por motivo qualquer parar de funcionar, o paciente que portar este órgão poderá sofrer uma hemorragia na mão. Este órgão este basicamente relacionado ao metabolismo do cérebro, pois é ele que irar dar suporte ao o órgão para que ele consiga enviar a mensagem e o mesmo receber.

Geneticamente falando, o Dectourplus e um órgão que não é comum em todas as pessoas. Não se encontra este tipo de órgão em pessoas com caráter dominantes, só encontramos em pessoas com caráter recessivo. A herança deste órgão acontece por o cromossoma Y herdado da mãe que portava este tipo de caráter, esta herança ocorre geneticamente explicada por uma replicação de DNA, transcrição, RNA, tradução proteína e só vai ser observado nos homens. O Dectourplus se desenvolveu a partir de uma sequência de DNA mal desenvolvida, o mesmo não possui órgãos vestigiais em outro organismo.

Arthur Feitosa.
Odonto 105.1

Arthur Feitosa. vídeo legendado